segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Porque nós peidamos?

A resposta pode cheirar mal, mas comer ou beber qualquer coisa nos dá gases. De fato, é normal soltar quase dois litros de gás ou, entre 15 e 20 puns a cada dia.

Quando ingerimos alimentos o ar entra com eles. Portanto, se um arroto parece rude lembre-se que o ar tem que sair do nosso corpo de um jeito ou de outro.

A fragrância da flatulência, no entanto, é causado por colônias de bactérias que vivem em nosso intestino grosso (que é a razão pela qual o gás leva horas para eclodir depois de uma refeição). No processo de converter os alimentos em nutrientes úteis esse micróbios “mastigadores” produzem um subproduto fedorento: gás de sulfato de hidrogênio. É o mesmo bodum que emana de ovos podres.

Apesar da resposta das bactérias à comida ser difere para cada pessoa (pois cada um de nós tem a sua coleção única), os maiores geradores de gás são os açúcares, especialmente os quatro seguintes:

* Frutose: Um ingrediente natural em vegetais como cebola, milho, trigo e até peras. Todas as frutas contêm certa quantidade de frutose.

* Lactose: O ingrediente que dá o doce natural ao leite. Também é colocado em produtos como pães e cereal. Algumas pessoas nascem com baixos níveis de láctase, a enzima que quebra a lactose, o que aumenta sua susceptibilidade gasosa.

* Rafinose: O ingrediente gasoso secreto dos feijões, que também é encontrado no brócolis, couve-flor, repolho, aspargos e outros vegetais. Alguns produtos que são criados para reduzir a produção de gás quebram este açúcar antes que ele chegue até as bactérias intestinais.

* Sorbitol: Encontrado em quase todas as frutas, este indigesto açúcar é também utilizado como adoçante artificial em comidas “diet” sem açúcar. Isso mesmo, refrigerantes dietéticos (light ou zero), chiclete, doce e qualquer dietético pode gerar gás.

Outros ingredientes formadores de pum incluem fibras e gomas polisacarídeas encontradas em alimentos como milho, batata e trigo. Enquanto gorduras e proteínas não causam gases, eles podem fazer com que uma refeição demore mais para ser digerida e dar mais tempo para que as bactérias gerem gases dos outros ingredientes.

A única comida que não nos dá gases? Arroz.

A luta contra a flatulência é um jogo de tentativa e erro, para descobrir quais comidas excitam nossos amigos intestinais e quais os acalmam. Como regra geral tomar produtos anti-gasosos como alfa-galactosidase ou a enzima lactase com as comidas problemáticas pode evitar alguma flatulência. Simeticona apenas ajuda a aliviar o inchaço fazendo os gases passarem mais rapidamente.

Irritação crônica ou gases dolorosos podem ser sinal de algo sério, portanto, ir a um especialista gastrointestinal seria uma boa idéia nesse caso.

Nenhum comentário: