segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Porque engordamos ao deixar o cigarro?

Uma das principais razões pelas quais custa tanto abandonar o vício do fumo é que todas as vantagens do deixar, e todos os perigos de continuar parecem estar muito próximos. Ledo engano, o corpo humano começa a regenerar-se decorridos tão somente 20 minutos após o último cigarro.

Veja abaixo uma linha temporária sobre alguns dos efeitos imediatos ao cessar de fumar, e como afetam a nosso organismo desde esse preciso instante:

* Depois de 20 minutos a pressão sanguínea, o ritmo cardíaco e a temperatura do corpo (mãos e pés) baixam ao nível normal.
* Em 8 horas o nível de Monóxido de Carbono (gás tóxico) no sangue já baixou à metade, e o nível de oxigénio no sangue sobe a seus níveis habituais.
* Em 48 horas a probabilidade de sofrer um ataque cardíaco terá diminuído. Toda a nicotina terá abandonado o corpo. O sentido do gosto e do olfato regressam aos níveis normais.
* Em 72 horas os brônquios relaxam, facilitando a respiração. O volume pulmonar e a energia aumentam.
* Em 2 semanas a circulação melhora, e seguirá assim (melhorando) durante as 10 semanas seguintes. Aqui já é mais fácil caminhar.
* De 3 a 9 meses os problemas respiratórios, de tosse e de catarro desaparecerão, ao mesmo tempo que a capacidade pulmonar melhora próximo aos 10%.
* Em 1 ano o risco de falecer de um ataque cardíaco reduz-se à metade.
* Em 5 anos o risco de sofrer uma embolia será o mesmo que o de um não fumante.
* Em 10 anos o risco de sofrer cancro de pulmão será o mesmo que o de um não fumante.
* Em 15 anos o risco de sofrer um ataque cardíaco será o mesmo que o de um não fumante.

Outra mudança importante em nosso corpo ao deixar de fumar, neste caso desagradável: o engordar. Segundo recentes pesquisas abandonar o hábito implica ganhar uns 5 quilos devido ao aumento de apetite, da ansiedade de substituírmos o fumo por outras coisas (bebemos mais, "beliscamos" mais entre as refeições, etc) e principalmente porque o ritmo da queima de calorias baixa aos níveis normais. Os fumantes queimam calorias mais rapidamente porquê a nicotina produz uma sobrestimulação que cria a dopamina, um neurotransmissor que se aloja no sistema nervoso central e que se relaciona com as funções motrizes, emoções e sentimentos de prazer.

Apesar disso, indubitavelmente, vale a pena parar de fumar. Segundo o Instituto Nacional de Combate ao Câncer, no Brasil, com 30 milhões de fumantes, morrem a cada ano 200.000 pessoas, devido ao fumo; o que supõe uma de cada oito mortes ocorridas em indivíduos com mais de 35 anos.

O cigarro é culpado por:

* 200 mil mortes no Brasil.
* 25% das mortes causadas por infarto do miocárdio e angina;
* 45% das mortes por infarto agudo do miocárdio entre as pessoas com menos de 65 anos;
* 85% das mortes causadas por bronquite e enfisema;
* 90% dos casos de câncer no pulmão;
* 30% das mortes provocadas por câncer de boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga e colo de útero;
* 25% das doenças vasculares, como o derrame cerebral

Outra boa razão para deixar de fumar é o aspecto financeiro; em alguns países, ao final de um ano, dá para fazer uma boa economia só com a "grana" gasta com o vício.

Nenhum comentário: