terça-feira, 28 de agosto de 2007

Corredora Chinesa

Chinesa de 8 anos corre 3.560 km e pai é acusado de exploração.

PEQUIM (Reuters), 27 de agosto - Uma menina chinesa de oito anos chegou a Pequim após ter corrido 3.560 quilômetros, de acordo com a imprensa local, para comemorar os Jogos Olímpicos de 2008. O feito, entretanto, foi manchado por acusações a seu pai de exploração infantil.

Zhang Huimin chegou no domingo a Pequim após ter iniciado a odisséia extraordinária no dia 3 de julho, no sul da ilha de Hainan, com seu pai a seguindo por todo o caminho em uma bicicleta motorizada, noticiou o jornal Beijing News.

Ela acordava todos os dias às 2h30 da manhã para preparar-se antes da corrida, segundo a agência de notícias Xinhua, e teria de correr 65 km por dia durante 55 dias - o equivalente a uma maratona e meia por dia.

A imprensa local e alguns especialistas acusaram o pai de Zhang, Jianmin, de exploração infantil, alegando que uma corrida tão longa poderia prejudicar o corpo da menina e afetar seu crescimento.

"Eu misturei diversão e treinamento para a minha filha, e mais, ela ama correr. Eu não obriguei ela a nada", disse o empresário, que é corredor amador, à imprensa chinesa. "Vale a pena pagar o preço e fazer sacrifícios pela glória do país."

Zhang acabou separando-se de sua esposa porque ela discordava da forma que ele treinava a filha do casal, de acordo com o jornal.

Nenhum comentário: