quarta-feira, 7 de novembro de 2007

O primeiro video-cassete do Mundo

Philips lançou o N1500 em 1972. Era bem grande e usava fita de meio-polegada, montado em bobinas coaxiais. O tempo máximo de gravação era respeitáveis 60 minutos. Seu preços era relativamente alto ($1249.52). Seu reinado durou pouco, em 1975 ele foi substituido pelo N1502 que contava com um cronômetro digital.

No Brasil o mercado de VCRs explodiu na década de 1980. Os primeiros aparelhos eram importados, legal ou ilegalmente, e por se tratarem de equipamentos projetados para o mercado americano, necessitavam de uma adaptação para funcionarem com padrão de televisão em cores adotado no Brasil, o PAL-M. A adaptação era feita em oficinas de manutenção de equipamentos eletrônicos e a qualidade da modificação variava muito.

Em 1982 a Sharp lançou o primeiro aparelho de VCR fabricado no Brasil. Cerca de um ano após, a Philco lançou o seu aparelho e, logo, outros fabricantes lançaram também os seus aparelhos. Todos eles usavam o formato VHS, com exceção da Sony que lançou um equipamento Betamax. Este formato, apesar dos esforços da Sony, nunca teve participação significativa no mercado brasileiro devido principalmente à falta de material pré-gravado (filmes).

Nenhum comentário: