sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

A hemorroida que atrapalhou Napoleão

A batalha que Napoleão perdeu por causa das hemorroidas.

Napoleão Bonaparte, figura ilustre da história, foi imperador da França entre os anos de 1804 e 1814. Era conhecido pelo seu espírito de liderança e seu talento como estrategista, ficou famoso por ter conquistado grande parte da europa - e pela forma que vestia o chapéu de lado na cabeça. O curioso é que segundo alguns historiados, Napoleão teria perdido uma importante batalha - a batalha de Waterloo -, por que teve uma "trombose hemorroidária" durante o acontecimento.

Devido à "trombose hemorroidária" Napoleão ficou impedido de montar em seu cavalo. Por isso ele teria ficado em posição genupeitoral por horas, perdendo um período de tempo precioso para realizar sua estratégia militar e tornando essa posição conhecida como "a posição em que Napoleão perdeu a guerra".

Impossibilitado de ir a campo com seu famosos cavalo Branco, a sua estratégia e liderança teriam feito falta e a frança perdeu essa disputa. Claro, outros historiados dizem que isso é besteira e apontam a forte chuva como culpada. Segundo esses, as tempestades impossibilitaram as movimentações dos canhões franceses. O fato é que essa derrota marcou a queda de Napoleão.

Nenhum comentário: